quarta-feira, 1 de maio de 2013

APRESENTANDO: PSICOPEDAGOGO



PSICOPEDAGOGIA COMO FORMA DE PREVENÇÃO AO FRACASSO ESCOLAR 
Por Reinaldo José de Lima¹

A partir da proposta inicial de estar tecendo algumas idéias sobre as possibilidades da atuação da psicopedagogia como forma de prevenção para o fracasso escolar, situa-se, nesta parte, o foco no necessário entendimento do que seria a atuação do psicopedagogo dentro desta perspectiva preventiva. 
Dessa forma propõe-se inicialmente, uma busca por algumas definições acerca da psicopedagogia com o intuito de estar sensibilizando o olhar para novas possibilidades e muito menos para obter uma definição definitiva, o que, definitivamente, não é o caso. Assim Golbert apud Bossa (2000, p. 19-20) traz a seguinte contribuição: 
(...) o objeto de estudo da Psicopedagogia dever ser entendido a partir de dois enfoques: preventivo e terapêutico. O enfoque preventivo considera o objeto de estudo da Psicopedagogia o ser humano em desenvolvimento, enquanto educável. Seu objeto de estudo é a pessoa a ser educada, seus processos de desenvolvimento e as alterações de tais processos. Focaliza as possibilidades do aprender, num sentido amplo. Não deve se restringir a uma só agência como a escola, mas ir também à família e à comunidade. Poderá esclarecer, de forma mais ou menos sistemática, a professores, pais e administradores sobre as características das diferentes etapas do desenvolvimento, sobre o progresso nos processos de aprendizagem, sobre as condições psicodinâmicas da aprendizagem, sobre as condições determinantes de dificuldades de aprendizagem. O enfoque terapêutico considera o objeto de estudo da psicopedagogia a identificação, análise, elaboração de uma metodologia de diagnóstico e tratamento das dificuldades de aprendizagem. 
Conforme afirmado acima é importante e necessário que se permita estar em conexão com variadas relações no intuito de entender as possibilidades de abordagem do trabalho psicopedagógico. A contribuição acima vem reforçar, também, a idéia da prevenção na psicopedagogia e mostra como esta deve estar interligada com os olhares da psicologia, pedagogia, fonoaudiologia, sociologia, antropologia, enfim possibilitando uma conexão contínua com o objetivo de entender o paciente na sua complexidade e ao mesmo tempo na sua singularidade. 


¹ Formado em Pedagogia pela Universidade Católica de Brasília (UCP). Especializando em
Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora.

Referência bibliográfica
BOSSA, Nadia A. A Psicopedagogia no Brasil – Contribuições a partir da prática. Porto 
Alegre: Artes Médicas, 2000. 

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