terça-feira, 14 de maio de 2013

Ensino a distância para crianças

 
Entrem e confiram que excelente projeto desenvolvido pelo grupo de ensino iPED. Esta é uma sala de aula virtual para crianças onde elas aprendem os conteúdos escolares com muita cor, animação e diversão. 

Fundada em 2001 e posicionada no mercado como uma verdadeira empresa de educação, o iPED - Instituto Politécnico de Ensino a Distância - investe na formação de valores morais e sociais. A empresa tem a missão de promover a educação de maneira democrática levando ao mercado mais de 500 opções de cursos, em 30 áreas e presente em mais de 60 países. E preocupa-se também com a educação das crianças. E o melhor é que os pais podem acompanhar o desempenho dos filhos através do e-mail.
Este é o link do site: http://www.iped.com.br/kids/

quarta-feira, 1 de maio de 2013

APRESENTANDO: PSICOPEDAGOGO



PSICOPEDAGOGIA COMO FORMA DE PREVENÇÃO AO FRACASSO ESCOLAR 
Por Reinaldo José de Lima¹

A partir da proposta inicial de estar tecendo algumas idéias sobre as possibilidades da atuação da psicopedagogia como forma de prevenção para o fracasso escolar, situa-se, nesta parte, o foco no necessário entendimento do que seria a atuação do psicopedagogo dentro desta perspectiva preventiva. 
Dessa forma propõe-se inicialmente, uma busca por algumas definições acerca da psicopedagogia com o intuito de estar sensibilizando o olhar para novas possibilidades e muito menos para obter uma definição definitiva, o que, definitivamente, não é o caso. Assim Golbert apud Bossa (2000, p. 19-20) traz a seguinte contribuição: 
(...) o objeto de estudo da Psicopedagogia dever ser entendido a partir de dois enfoques: preventivo e terapêutico. O enfoque preventivo considera o objeto de estudo da Psicopedagogia o ser humano em desenvolvimento, enquanto educável. Seu objeto de estudo é a pessoa a ser educada, seus processos de desenvolvimento e as alterações de tais processos. Focaliza as possibilidades do aprender, num sentido amplo. Não deve se restringir a uma só agência como a escola, mas ir também à família e à comunidade. Poderá esclarecer, de forma mais ou menos sistemática, a professores, pais e administradores sobre as características das diferentes etapas do desenvolvimento, sobre o progresso nos processos de aprendizagem, sobre as condições psicodinâmicas da aprendizagem, sobre as condições determinantes de dificuldades de aprendizagem. O enfoque terapêutico considera o objeto de estudo da psicopedagogia a identificação, análise, elaboração de uma metodologia de diagnóstico e tratamento das dificuldades de aprendizagem. 
Conforme afirmado acima é importante e necessário que se permita estar em conexão com variadas relações no intuito de entender as possibilidades de abordagem do trabalho psicopedagógico. A contribuição acima vem reforçar, também, a idéia da prevenção na psicopedagogia e mostra como esta deve estar interligada com os olhares da psicologia, pedagogia, fonoaudiologia, sociologia, antropologia, enfim possibilitando uma conexão contínua com o objetivo de entender o paciente na sua complexidade e ao mesmo tempo na sua singularidade. 


¹ Formado em Pedagogia pela Universidade Católica de Brasília (UCP). Especializando em
Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora.

Referência bibliográfica
BOSSA, Nadia A. A Psicopedagogia no Brasil – Contribuições a partir da prática. Porto 
Alegre: Artes Médicas, 2000. 

PALESTRA DE JOSÉ MANUEL MORAN

Evento realizado no Sinpro-SP em homenagem ao Dia do Professor, em Outubro de 2010.



ENTREVISTA NA RÁDIO CBN


BENEFÍCIOS DOS TABLETS UTILIZADOS NO MATERIAL ESCOLAR
Revista CBN - Benefícios dos tablets utilizados no material escolar - CBN »
Entrevista com Samanta Kutscka, pesquisadora da Escola do Futuro, o laboratório da USP que estuda, entre outros temas, a tecnologia para educação

A ESCOLA PÚBLICA QUE VIROU UM GAME



Por Gilberto Dimenstein (colunista do jornal Folha de São Paulo)
Se você quiser ver para onde vai a educação no futuro terá de prestar atenção numa escola pública de Nova York onde quase todo o processo de aprendizagem é feito por games.
Lá não só os profissionais que desenvolvem os games, mas os próprios alunos.
A escola se chama Quest to Learn e faz uma inusitada junção entre professores e designers de jogos, transformando-se num laboratório observado mundialmente.
O estudante é automaticamente avaliado a cada etapa dos jogos - e assim o professor pode atuar de forma individualizada.
Essa experiência apenas reforça o que os educadores mais arejados já sabem: a escola como a conhecemos ( professor dando aula, despejando conteúdo e aluno ouvindo) morreu.
O extraordinário é que o ensino passa a ser individualizado graças às novas tecnologias.
Isso é uma ajuda e tanto especialmente para os pobres, muitas vezes vítimas dos piores professores.

Professor indiano dá aula a 150 mil alunos



Por Gilberto Dimenstein (colunista do Jornal Folha de São Paulo)
Se você é educador e não conhece esse indiano, lamento informar mas você tem um problema de defasagem -e sério.
O professor de engenharia Anant Argawal dá aula ao mesmo tempo para 150 mil alunos espalhados pelo mundo. Sem cobrar nada - e com direito a certificado.
Quem quiser saber para onde vai a educação no futuro tem de prestar atenção - aliás, muita atenção - nesse indiano, que está no Brasil para falar num seminário de educação.
Isso porque ele comanda uma experiência que junta Harvard e MIT, entre outras instituições de excelência, numa plataforma de ensino a distância, batizada de edX.
Quando se juntam duas universidades desse porte, com tanta gente inovadora e ousada (e, claro, muito dinheiro), para reformular a educação, melhor não desgrudar o olho.
Essa experiência está dizendo o seguinte: cada vez mais aprenderemos em qualquer lugar e qualquer hora, numa interação que depende da montagem de redes de conhecimento não presenciais, mas virtuais.
Uma das grandes notícias recentes da humanidade é como as melhores universidades do mundo estão abrindo gratuitamente seus conhecimentos para qualquer pessoa emcursos gratuitos.
*
É possível assistir à palestra do professor Anant via Youtube amanhã às 17h no site do evento.