sexta-feira, 22 de março de 2013

APRESENTE-SE BEM VIA FACEBOOK


O PERFIL IDEAL PARA SER ADICIONADO NO MERCADO DE TRABALHO.

     Se você não vê a hora de conseguir um estágio ou até o primeiro emprego, mas não consegue avançar nos processos de seleção. Um dos problemas pode estar no seu perfil do Facebook. Um post inocente como "eu odeio acordar cedo", por exemplo, pode queimar o seu filme com os recrutadores. Sites de relacionamento como Facebook e Google+ são cada vez mais utilizados durante a escolha de candidatos. E mais de 12 mil empresas no Brasil já usaram o LinkedIn, uma rede social voltada para o mercado de trabalho, para contratar funcionários.
     Sócio da MSA Consultoria em Recursos Humanos, Rodrigo Adissi observa que a tecnologia ajudou a aumentar o número de candidatos que disputam uma vaga, uma vez que a divulgação e a inscrição de muitos cargos passaram a rolar na web. Com isso, a seleção ficou bem mais rigorosa. As redes sociais, nesse sentido, passaram a servir como uma triagem inicial de profissionais.
     _A análise de um perfil na internet se tornou o primeiro filtro de candidatos. Tudo que está publicado é passível de julgamento e pode ser usado para um recrutador decidir se alguém deve ou não avançar em um processo_explica Adissi.
     Para evitar ser barrado em uma seleção por causa de uma casca de banana deixada por você mesmo no seu perfil, o consultor dá dicas:
     _Erros de português ou expressões como "Não gosto de trabalhar" e afins não causam boa impressão. Por outro lado, posts interessantes com opiniões sobre artigos relevantes na área dele contam pontos a favor.
     Criado em 2002, o LinkedIn, por sua vez, é uma rede de relacionamentos direcionada a profissionais. Nela, estão 2,6 milhões de empresas em todo o mundo. No Brasil, de acordo com o próprio site, 17% dos usuários estão procurando emprego. A grande maioria é formada por candidatos passivos que, apesar de não estarem em busca de oportunidades, estão abertos a propostas.
     _Isso representa uma enorme chance para recrutadores encontrarem talentos em meio a um mar de candidatos passivos. As redes sociais permitem que as empresas tenham mais informações_diz Danielle Restivo, gerente de comunicação do LinkedIn.

COMPLETO E ATUALIZADO
     Em seu perfil no LinkedIn, evite fotos na praia ou se jogando em noitadas (você precisa ser levado a sério). Os nomes devem ser completos, sem apelidos. E escreva lá todas as suas experiências relevantes, principalmente informações sobre estágios, iniciação científica, monitorias e projetos sociais.
     _Se um profissional se candidatou pelo LinkedIn, a primeira avaliação dele será nesse site. O recrutador vai verificar como ele se expõe, se o perfil está completo, o network, as recomendações_destaca Adissi.
Acesse a página e faça o seu perfil: http://br.linkedin.com/.

ETIQUETA VIRTUAL

O QUE FAZER
     Curtir páginas do Facebook afins à área em que deseja trabalhar é interessante. Postar opiniões sobre artigos e novidades relevantes, também. Se quiser publicar fotos de bebedeiras coletivas ou coisas do tipo, melhor usar o filtro para se certificar de que só seus amigos vejam, e não o público. 

O QUE NÃO FAZER
     Não é legal curtir páginas de conteúdo preconceituoso ou violento, exagerar na autopromoção (ninguém gosta disso), deixar visível para todo mundo fotos em noitadas movidas a álcool ou usar expressões como "Sou muito preguiçoso". E, claro, cometer erros grosseiros de português pega mal em qualquer ambiente.
Por isso lembre de não dar mancadas e...boa sorte!!!

Texto retirado da revista "Formou!" do jornal O Globo, do dia 04/03/13 (segunda-feira).

Nenhum comentário:

Postar um comentário